Nas Coxias da Política Nordestina – por Marcelo Araújo

Bastidores, análises e opiniões sobre o universo político do Nordeste e do Brasil

0

Rivalidade – Apesar de a Bahia dispor de 39 vagas para Câmara dos Deputados, um duelo particular já está pegando fogo nos bastidores. Enquanto Adolfo Viana (PSDB) tentará renovar o seu mandato, o deputado estadual Tum – que migrará do PSC para o Avante – quer trocar a planície baiana pelo planalto central. Os dois são ferrenhos adversários em Casa Nova, onde o irmão de Tum, Wilker do Posto (PSB), derrotou o primo de Adolfo, Anísio Viana (PSDB), na disputa pela prefeitura. A rivalidade tem se estendido por todos os municípios da região, principalmente Juazeiro, onde Viana é aliado de primeira hora da prefeita Suzana Ramos (PSDB). Quem conhece a política da “terra das carrancas” garante que Tum vencerá o duelo na cidade.

Na bronca – O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania-SE) não gostou nada do que não viu na rodovia SE-399, que liga o município de Nossa Senhora das Dores ao povoado Serra do Machado, em Ribeirópolis. As obras anunciadas pelo Governo de Sergipe estão paralisadas e há mais buracos na pista do que asfalto. Quem passa pelo local sofre com a depreciação dos veículos e o risco de acidentes já é eminente. A situação deve se agravar ainda mais com a chegada das chuvas. O parlamentar já avisou que vai cobrar ao governador Belivaldo (PSD).

Mandou o recado – Mesmo tendo suas contas aprovadas pela Câmara Municipal de Lagoa Grande (PE), o prefeito Vilmar Cappellaro (MDB) não ficou satisfeito com a abstenção de dois vereadores. “Sinto em dizer que nem sempre conseguimos agradar a todos. As vezes fazer o certo é errado e sem motivos concretos temos que ver, mais uma vez, pessoas abrindo mão de expor sua opinião por motivos desconhecidos”, lamentou em mensagem nas redes sociais. No final, só desejou sucesso no mandato aos que votaram em seu favor.

Em busca de apoio – Tentando quebrar a polarização, o pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT), criou todo um clima de expectativa para fazer um aceno aos cristãos. Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o pedetista correlaciona a Bíblia a Constituição Federal. Apesar de já ter considerado o aborto “uma tragédia humana, moral, religiosa e de saúde pública”, Gomes defende que quem deve decidir sobre isso é a mulher e não o Estado.

Caricato – Com fama de doido na Bahia e na Câmara dos Deputados, Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) está sempre surpreendendo a sociedade com alguma coisa. Dessa vez, o parlamentar se camuflou com umas folhas e segurando um pedaço de tronco e sua Bíblia, disse que entrou na luta para pegar Lázaro Barbosa, o serial killer que a polícia faz buscas há 14 dias e não consegue encontrar. Tomara que a oração seja forte e reveladora. Ninguém aguenta mais conviver com esse assombro de gadareno.

Será que derruba? – Em Salvador (BA), o vereador Alexandre Aleluia (DEM) entrou com uma ação popular contra o decreto do governador Rui Costa (PT), que praticamente fecha o Estado durante o período de São João. “A ação vem sendo preparada há semanas. Não existe estudo, não existe nada. Apenas o palpite de sair proibindo tudo”, criticou Aleluia. Agora é com a Justiça baiana.

Anúncio – O município de Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco, ganhará um CEASA “novinho em folha”, como disse o prefeito George Duarte (PP). A Central de Abastecimento do Produtor ficará localizada na área dos assentamentos, entre a BR-428 e a PE-574. O investimento tem tudo para gerar bons frutos e mais riquezas para o município.

Tá na conta – Depois de antecipar 60% do 13º salário dos servidores públicos municipais, o prefeito de Flores (PE), Marconi Santana (PSB), paga hoje o salário do mês de junho dos cargos efetivos e comissionados do município. Com o dinheiro no bolso, mesmo sem os tradicionais festejos, o São João está garantido.

Polarizar – Praticamente todos os dias algum prefeito de capital sugere ser a que mais aplicou vacina. No Nordeste a competição está entre São Luiz (MA), Salvador (BA) e agora Recife (PE). Segundo o prefeito João Campos (PSB), o Recife atingiu ontem à marca de 50% de sua população adulta vacinada com a primeira dose. Aprendi criança que numa teima há sempre três verdades: a minha, a sua e a correta.

Inquietude – Quem é a capital do Nordeste com maior agilidade na vacinação?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Fale com a gente