Nas Coxias da Política Nordestina – por Marcelo Araújo

Bastidores, análises e opiniões sobre o universo político do Nordeste e do Brasil

0

Ótima ideia – O prefeito de Pilão Arcado (BA), Orgeto Bastos (PP), anunciou a criação do Programa Emergencial de Trabalho e Proteção Social, com o objetivo de ofertar qualificação profissional às pessoas que estiverem desempregadas e em situação de vulnerabilidade social. Inicialmente serão 50 bolsas de meio salário mínimo por um período de 3 meses. Em contrapartida, os participantes terão que prestar 4 horas de serviços diários na administração municipal. Perfeito. Além de ganhar o peixe, os participantes também aprenderão a pescar. É justamente isso que deveria ser com o Bolsa Família. O programa será custeado com recursos próprios do município.

Negócio da Índia – Deputados do Novo acionaram o Tribunal de Contas da União (TCU) para que seja realizada uma auditoria investigando os indícios de corrupção no processo de compra da vacina Covaxin pelo Governo Federal. A bancada do partido quer seja averiguado possível sobrepreço e o descumprimento da cláusula com o cronograma de entregas das vacinas. Foi solicitada ainda a investigação de todos os contratos da União com a empresa Precisa, intermediária na negociação, bem como de outros contratos de seus sócios com a Administração Pública Federal.

Sinais de apoio – O PSB caminha para retomar a aliança com o PT. A declaração de seu presidente nacional, Carlos Siqueira, está mais do que clara e reforça um entendimento interno do partido. “Quem tiver melhores condições de derrotar Bolsonaro terá o nosso apoio”, afirmou. O posicionamento sinaliza também para que o partido possa indicar o vice na chapa do ex-presidente Lula. Dois nomes no ninho socialista tem grandes chances: o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o governador Flávio Dino, do Maranhão.

Esculhambação – O Plenário da Câmara dos Deputados golpeou a já combalida Lei da Ficha Limpa, garantindo o direito de se candidatar ao gestor público que tenha tido suas contas julgadas irregulares, mas tenha sido punido apenas com multa. A porteira da sujeira foi aberta pelos 345 deputados que votaram favoráveis. Apenas 98 votaram contra esse retrocesso. Outros 4 se abstiveram. Resta saber se o Senado Federal irá chancelar essa pouca vergonha. Saiba COMO VOTOU CADA DEPUTADO.

TCE de olho – O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) está de olhos bem abertos na Prefeitura de Camaragibe e irá instaurar uma Auditoria Especial para aprofundar investigações sobre uma possível restrição à competitividade na concorrência em uma licitação para contratação de empresa de engenharia para realizar manutenção nas ruas do município, estimada em R$ 3.818.191,85. Aguardemos…

Um Leão – O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), dorme e acorda pensando em mudar de vez para o Palácio de Ondina. “Tá na hora de o PT dar uma vezinha, participar junto com os companheiros, não pode ser só PT. Eu e Otto temos uma parceria com PT há 14 anos. Então, tanto Otto pode ser, quanto eu posso”, disse Leão ao Portal M.

Inquietude – O Senado Federal permitirá o enfraquecimento da Lei da Ficha Limpa?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Fale com a gente