Nas Coxias da Política Nordestina – por Marcelo Araújo

0

Ranking dos Políticos – Uma iniciativa da sociedade civil que avalia senadores e deputados federais em exercício, classificando-os do melhor para o pior, de acordo com os critérios estabelecidos como o combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público. A pontuação é definida de acordo com informações obtidas em fontes oficiais como os sites da Câmara, do Senado e dos Tribunais de Justiça. A fórmula utilizada é (((AP x 3) + AD) / 4) + AC + OT = Nota Final. AP = Antiprivilégio; AD = Antidesperdício; AC = Anticorrupção; e OT = Outros.

Alagoas  – Segundo o Ranking dos Políticos, o deputado federal Pedro Vilela (PSDB) é o melhor parlamentar alagoano, com 7,73 pontos, ocupando o 33° lugar no geral. A pior colocação ficou com Tereza Nelma (PSDB), com apenas 2,97 pontos. No ranking geral ela ocupa o antepenúltimo lugar entre os 513 deputados. Já entre os três senadores, o destaque ficou com Fernando Collor (Pros), com 6,79 pontos. O ex-presidente ocupa o 185° no geral. O último lugar ficou com Renan Calheiros (MDB), com 2,22 pontos, em 560° lugar.

Bahia – Segundo o Ranking dos Políticos, o deputado federal Cacá Leão (PP) é o melhor parlamentar baiano, com 7,97 pontos, ocupando o 21° lugar no geral. A pior colocação ficou com Jorge Solla (PT), com apenas 1,83 pontos. Já entre os três senadores, o destaque ficou com Ângelo Coronel (PSD), com 6,82 pontos. Ele ocupa o 180° no geral. O último lugar ficou com Otto Alencar (PSD), com 4,76 pontos, em 405° lugar.

Ceará –  Segundo o Ranking dos Políticos, o deputado federal Heitor Freire (PSL) é o melhor parlamentar cearense, com 7,43 pontos, ocupando o 70° lugar no geral. A pior colocação ficou com Leônidas Cristino (PDT), com apenas 2,25 pontos. Já entre os três senadores, o destaque ficou com Eduardo Girão (Podemos), com 8,79 pontos. Ele ocupa o 1° lugar no geral. O último lugar ficou com Cid Gomes (PDT), com 3,36 pontos, em 453° lugar.

Maranhão –  Segundo o Ranking dos Políticos, o deputado federal Aluisio Mendes (PSC) é o melhor parlamentar maranhense, com 7,57 pontos, ocupando o 42° lugar no geral. A pior colocação ficou com Zé Carlos (PT), com apenas 3,14 pontos. Já entre os três senadores, o destaque ficou com Roberto Rocha (PSDB), com 6,71 pontos. Ele ocupa o 196° lugar no geral. O último lugar ficou com Eliziane Gama (Cidadania), com 4,00 pontos, em 437° lugar.

Paraíba –  Segundo o Ranking dos Políticos, o deputado federal Hugo Mota (Republicanos) é o melhor parlamentar paraibano, com 7,64 pontos, ocupando o 37° lugar no geral. A pior colocação ficou com Damião Feliciano (PDT), com apenas 2,14 pontos. Já entre os três senadores, o destaque ficou com Daniella Ribeiro (PP), com 8,11 pontos. Ela ocupa o 15° lugar no ranking geral. O último lugar ficou com Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com 3,25 pontos, em 462° lugar.

Pernambuco –  Segundo o Ranking dos Políticos, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) é o melhor parlamentar pernambucano, com 7,92 pontos, ocupando o 23° lugar no geral. A pior colocação ficou com Wolney Queiroz (PDT), com apenas 2,34 pontos. Já entre os três senadores, o destaque ficou com Fernando Bezerra Coelho (MDB), com 7,17 pontos. Ele ocupa o 113° lugar no ranking geral. O último lugar ficou com Humberto Costa (PT), com 5,14 pontos, em 373° lugar.

Piauí –  Segundo o Ranking dos Políticos, a deputada federal Marina Santos (Solidariedade), com 6,88 pontos, ocupando o 170° lugar no geral. A pior colocação ficou com Rejane Dias (PT), com apenas 3,19 pontos. Já entre os três senadores, o destaque ficou com Marcelo Castro (MDB), com 7,00 pontos, sendo o mais bem colocado do estado. Ele ocupa o 149° lugar no ranking geral. O último lugar ficou com Elmano Férrer (PP), com 6,32 pontos, em 261° lugar.

Rio Grande do Norte –  Segundo o Ranking dos Políticos, o deputado federal General Girão (PSL), com 7,29 pontos, ocupando o 95° lugar no geral. A pior colocação ficou com Rafael Mota (PSB), com apenas 2,92 pontos. Já entre os três senadores, o destaque ficou com Styvenson Valentim (Podemos), com 7,82 pontos, sendo é o melhor parlamentar potiguar. Ele ocupa o 30° lugar no ranking geral. O último lugar ficou com Jean Paul Prates (PT), com 4,10 pontos, em 453° lugar.

Sergipe –  Segundo o Ranking dos Políticos, o deputado federal Bosco Costa (PL) é o melhor parlamentar sergipano, com 7,51 pontos, ocupando o 57° lugar no geral. A pior colocação ficou com Fábio Henrique (PDT), com apenas 2,80 pontos. Já entre os três senadores, o destaque ficou com Maria do Carmo Alves (DEM), com 5,53 pontos. Ela ocupa o 339° lugar no ranking geral. O último lugar ficou com Rogério Carvalho (PT), com 4,42 pontos, em 417° lugar.

Troca troa – Candidato derrotado na eleição para prefeito de São Luís, o deputado estadual Duarte Junior, que já havia trocado o PC do B pelo Republicanos, se filiará hoje ao PSB. O parlamentar segue o mesmo caminho do governador Flávio Dino (PSB). Se os planos não mudarem ele disputará uma vaga na Câmara dos Deputados. “Escolhi defender a democracia, a ciência, a vida e a garantia dos direitos daqueles que mais precisam. Não vamos desistir do Brasil!”, disse, parafraseando o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (in memoriam).

Dormindo com o inimigo – A ex-mulher do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, revelou em entrevista a Revista Fórum ser de esquerda. Andrea Barbosa, após receber as fotos de uma suposta traição, questionou Pazuello e foi chamada de “comunista e louca”. “Sou eleitora do Rio de Janeiro há 23 anos e sempre fui à esquerda, sempre votei no Freixo, conheci Marielle, tenho a placa dela em casa.” Seria trágico, se não fosse cômico.

Inquietude – Para o leitor quem é o melhor e o pior parlamentar do seu Estado?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Fale com a gente