O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou o retorno das aulas da rede pública estadual de ensino, nesta terça-feira (28). As medidas de segurança fazem parte do Plano de Retorno às Atividades Presenciais, que contam com o aval da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que acompanha os dados do novo coronavírus Covid-19 no estado.
“Há um fator importantíssimo nesse processo, que é a evolução nos números de Covid no Amazonas. A decisão que tomamos foi baseada nos números da FVS e também da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), e dois pontos são importantes nesse processo: o número de enterros que têm acontecido em Manaus e também a ocupação nas unidades hospitalares. Esses números caíram significativamente, eles estabilizaram, e a gente torce para que continuem caindo, para que a gente possa voltar à normalidade”, ressaltou o governador.
As aulas presenciais das unidades estaduais de ensino em Manaus retornam no dia 10 de agosto, para estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No dia 24 de agosto, retornam os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Ainda não há previsão para retorno das aulas no interior do estado.
O secretário de Educação, Luis Fabian Barbosa, destacou que, para o retorno das aulas presenciais, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 10 milhões na aquisição de materiais e insumos para a prevenção e combate ao coronavírus no ambiente escolar.