Índice Global da Paz é divulgado com Brasil em 126º no ranking

Entre os sulamericanos, País ficou a frente apenas da Venezuela

0

A 14ª edição do Índice Global de Paz, que classifica 163 estados e territórios independentes de acordo com seu nível de paz, foi divulgado nesta quarta-feira (10). O relatório deste ano inclui uma análise do efeito da pandemia do COVID-19 na paz.

Os resultados deste ano mostram que o nível de paz global se deteriorou, com a pontuação média dos países caindo 0,34%.É a nona deterioração da paz nos últimos doze anos, com 81 países melhorando e 80 registrando deteriorações no ano passado.

A Islândia continua sendo o país mais pacífico do mundo, uma posição que ocupa desde 2008. Ela é acompanhada no topo do índice pela Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca.

O Afeganistão é o país menos pacífico do mundo pelo segundo ano consecutivo, seguido pela Síria, Iraque, Sudão do Sul e Iêmen. Todos, exceto o Iêmen, estão entre os cinco menos pacíficos desde pelo menos 2015.

O Brasil apareceu em 126º no ranking, caindo três posições em relação ao ano passado. Considerando apenas os países sulamericanos, o Brasil só aparece a frente da Venezuela (149º). O Uruguai é o melhor colocado, em 35º.

Confira o relatório completo (em inglês).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Fale com a gente