O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe/HU-UFS conseguiu obter a habilitação do Ministério da Saúde e tornar-se referência em oncologia em Sergipe, passando a contar com uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon. A conquista foi celebrada pela Associação Mulheres de Peito.
“Importante essa habilitação do HU-UFS para Sergipe, que passa a contar com mais um hospital apto para o tratamento oncológico. Renova a esperança de pacientes com câncer por um tratamento digno. Vale lembrar que essa foi uma luta que abraçamos, cobrando dos órgãos competentes essa liberação”, afirmou a presidente do Mulheres de Peito, Aline Souza.
De acordo com a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, a busca pela habilitação da oncologia começou em 2007, ano da primeira solicitação para os procedimentos cirúrgicos oncológicos. “A direção do HU-UFS chegou a ser questionada pela Controladoria Geral da União por realizar cirurgias oncológicas sem ter habilitação para isso”, detalhou.
“Em 2020, com o início da pandemia de covid-19, o HU precisou suspender todos os procedimentos cirúrgicos, e a situação dos pacientes oncológicos que necessitavam de cirurgia ficou dramática. Mesmo assim, o Ministério Público Federal de Sergipe (MPF/SE) foi provocado por pacientes sobre a questão dessa suspensão. Não dá para traduzir em palavras o meu contentamento por essa grande vitória para a população de Sergipe”, complementou.