Deputado Júnior Muniz cobra investigação sobre rompimento de barragem da Yamana Gold, em Jacobina

0

O deslizamento de material na área de estoque da barragem de rejeitos da empresa Jacobina Mineração e Comércio (JMC) – Yamana Gold, unidade baiana da mineradora, ocorreu na tarde desta quarta-feira (2), empurrando uma caminhonete que estava estacionada no local, o que trouxe preocupação da população, governantes e entidades de defesa do meio ambiente. Não havia pessoas na caminhonete.

A empresa se pronunciou como forma de atenuar o ocorrido, garantindo que a área afetada no deslizamento não tem nenhuma influência na estrutura de segurança da barragem de rejeitos. “A barragem continua segura e operando normalmente”, afirmou.

Diante do ocorrido, o deputado estadual Júnior Muniz (PP) protocolou, na manhã desta quinta-feira (3), solicitação de investigação sobre as prováveis causas, cobrando reparo imediato da empresa e acompanhamento do acidente junto às Comissões Parlamentares de Acompanhamento e Fiscalização de Barragens, da qual o deputado é vice-presidente, da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos e demais órgãos competentes. “É preciso uma investigação aprofundada para que acidentes que presenciamos anteriormente, causando danos ambientais e sociais irreparáveis sejam evitados. Temos que estar sempre precavidos e atentos, pois prevenir é melhor que remediar”, ressaltou Muniz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Fale com a gente